PUBLICIDADE

Hemofilia

Tratamentos ortopédicos

IMPRIMIR

TAMANHO DA FONTE

+-

Conheça os tratamentos ortopédicos

A sinovectomia radioisotópica consiste na injeção de medicamentos radioativos (radiofármacos) dentro das articulações

Para entender o funcionamento desse tratamento, antes é preciso conhecer as consequências dos sangramentos articulares. Cada vez que uma articulação sangra, a membrana sinovial, que recobre internamente a articulação, produz novos vasos sanguíneos em seu interior. A formação desses novos vasos sanguíneos vai aumentar a ocorrência de novos sangramentos articulares que, por sua vez, vão causar novamente a formação de novos vasos. Dessa forma, se não houver o tratamento correto, é esperado que os sangramentos aconteçam cada vez com mais frequência, destruindo a cartilagem da articulação e levando ao desenvolvimento de artrose e, consequentemente, deficiência física.

A sinovectomia radioisotópica, também conhecida como sinovectomia radioativa, ou ainda radiossinoviortese, é um tratamento que consiste na injeção de medicamentos radioativos (radiofármacos) dentro das articulações do paciente com hemofilia.

O radiofármaco utilizado na sinovectomia radioisópica tem o objetivo de cauterizar os novos vasos sanguíneos produzidos na membrana sinovial que, consequentemente, diminuirá o número de sangramentos da articulação. Assim, haverá menos inflamação local e menos dor, melhorando a mobilidade e a função da articulação afetada.

O procedimento é recomendado quando a membrana sinovial está inflamada pelo processo de hemartrose recorrente. A sinovectomia radioisotópica remove a sinóvia inflamada e para o processo de degeneração articular. O tratamento é recomendado a pacientes que tenham tido três ou mais sangramentos em um período de até seis meses na mesma articulação. É o procedimento menos invasivo que pode ser feito nas articulações, para frear os sangramentos recorrentes e a degeneração articular, e é altamente seguro. Pode ser realizado nos joelhos, cotovelos, tornozelos e ombros.

Etapas do procedimento de Sinovectomia, publicadas na Edição 05 da revista Fator Vida
Etapas do procedimento publicadas na edição nº 5 da revista Fator Vida

 

VEJA TAMBÉM