Notícias
Confira as novidades

Alerta sobre a Incorporação dos Fatores de Longa Ação

21/01/2022
 Alerta sobre a Incorporação dos Fatores de Longa Ação

Alerta sobre a incorporação dos fatores de longa ação: Em respeito à comunidade de pessoas com hemofilia, seus familiares e acompanhamento dessa importante decisão que beneficiará tantos pacientes, a Federação Brasileira de Hemofilia gostaria de informar que no final do ano de 2021, encaminhamos um ofício ao Secretário Dr. Hélio Angotti Neto questionando sobre sua assinatura quanto à decisão de incorporação dos fatores emitida pela CONITEC, no ano passado. 


Recebemos como resposta o ofício acima, o qual estamos compartilhando na íntegra, além de expressar nossa profunda preocupação quanto à morosidade do tema em seguir seu fluxo que já conta com a comprovação dos benefícios clínicos de ambos produtos submetidos à aprovação pela CONITEC proporcionados pelos tratamentos, bem como economia substancial ao sistema de saúde, não colocando em risco qualquer outro projeto de Transferência de Tecnologia em andamento na Hemobrás, conforme argumentado e defendido pela FBH tanto na Consulta Pública como na Audiência Pública. 


Porém mesmo após Audiência Pública, que a FBH  participou ativamente e junto aos profissionais da saúde que atuam na hemofilia defendendo essas incorporações, é notável que há riscos do processo sofrer um retrocesso, voltando para uma nova avaliação da CONITEC que não faria qualquer sentido! 
Encaminharemos um pedido de resposta quanto às datas efetivas e próximos passos dessa importante decisão e, seguindo nossa representação legítima, continuaremos informando todos dos próximos passos.

Veja a Nota Técnica do Ministério da Saúde: https://www.hemofiliabrasil.org.br/2020/cms/assets/uploads/files/8bab4-doc-fbh.pdf