Notícias
Confira as novidades

Tratamento domiciliar de pessoas com hemofilia - Nota da ANVISA

22/07/2021
Tratamento domiciliar de pessoas com hemofilia - Nota da ANVISA

Por meio do Ofício nº 281/2020/SEI/GADIP-CG/ANVISA o Gabinete do Diretor-Presidente da ANVISA comunica que:

 

1. Em atenção ao Ocio 03/2020, por meio do qual solicitam-se esclarecimentos acerca do tratamento domiciliar pessoas com hemofilia, encaminho Nota Técnica nº 11/2020/SEI/GADIP-CG/ANVISA, consolidada por este Gabinete, com base nas informações prestadas pelas áreas técnicas a que o tema está afeto.

2. Rafico que não há suspensão por parte da Anvisa da possibilidade do uso de fatores de coagulação em tratamento domiciliar. Há para vários produtos a sua classificação como de uso restrito a hospital, o que implica necessidade de supervisão da administração do produto por profissional da saúde, sem no entanto, ser um impedivo regulatório para o uso dos produtos em ambiente domiciliar, conforme recomendação médica visando o bem-estar do paciente e aderência ao tratamento.

3. Cumpre ressaltar a necessidade de observância das informações sobre a segurança do paciente, disciplinadas em normas sanitárias federais, diretrizes, orientações e protocolos publicados, para adequada assistência ao paciente com hemofilia no seu tratamento domiciliar.

 

Para visualizar a nota técnica completa, acesse: LINK